Passos Coelho voltou às iniciativas partidárias, num momento em que muitos avançam a possibilidade de o ex-primeiro-ministro concorrer novamente à liderança do PSD. Passos marcou presença num jantar da JSD organizado no Estoril.
A iniciativa da JSD convidou todos os ex-líderes para uma iniciativa de “speed-dating” em que os militantes podiam, por alguns instantes, trocar impressões com os anteriores responsáveis máximos de Juventude Social Democrata. Mas de todos os ex-presidentes da JSD, Passos Coelho é o único que também já foi primeiro-ministro e, assim, todas as atenções estavam previsivelmente concentradas no responsável pelo governo entre 2011 e 2015.
Esta reaparição de Passos surge num momento em que cada vez mais se comenta a fragilidade da liderança de Rui Rio, a quem todas as semanas se aponta a ausência de propostas para o país. Rio é alvo periódico de declarações de Luís Montenegro, Pedro Duarte e até de Luís Marques Mendes, que recentemente afirmou que Passos pretende voltar em breve à liderança do PSD. Certamente não será fortuita a coincidência no tempo entre a reaparição de Passos Coelho e o momento conturbado que se vive no PSD.